O biquíni é um traje de praia derivado do maiô criado em 1946 por um estilista francês, e recebeu o nome em homenagem ao atol de Bikini, uma ilha usada para testar bombas atômicas.
Foi a partir disso que começaram a surgir as dúvidas a respeito da forma certa de escrever biquíni.
Hoje em dia é muito comum vermos pessoas usando tanto o termo biquíni como também biquini sem assento, biquine, bikine e bikini.
Tudo isso de acordo com o país e região em que o termo é falado e escrito.
qual a forma correta de escrever "biquíni"?
A forma certa de escrever a palavra é “biquíni”, com assento e com 3 i’s se estiver falando a Língua Portuguesa.
Já se você estiver falando em um contexto inglês, o correto é Bikini, exatamente da mesma forma que se escreve o nome do atol do Pacífico.
Como bikini virou biquíni?
Ao chegar nos países de língua portuguesa, a peça acabou sendo aportuguesada para biquíni, já que no dialeto português a letra K é pouco usada na maioria dos vocábulos.
Quando o biquíni ficou famoso no brasil?
O biquíni se consolidou no Brasil em 1990, quando as empresas começaram a lançar chapéus de praia, chinelos, óculos, cangas, saída de praias, sacolas e toalhas como uma espécie de moda praiana.
Porém, ainda na década de 70 uma modificação na peça aqui no Brasil chamou a atenção do mundo todo.
Nessa época as brasileiras já usavam peças menores do as usadas no rosto do mundo, e com a criação do biquíni jeans o mercado revolucionou a forma de vestir a peça.
Como o tecido tem menos elasticidade, acabou que a maioria das peças não passavam nem das coxas das clientes e ficavam muito apertadas.
Em uma tentativa de achar uma solução para evitar que as peças fossem jogadas fora, a fábrica cortou as laterais para que pudesse ser amarradas a gosto do cliente.