Você sabe a diferença entre filtro solar e protetor solar? Apesar de muitas pessoas acharem que ambos são o mesmo produto, eles têm uma leve diferença, não necessariamente têm a mesma função.
O protetor solar tem a função de evitar que os raios UVB e UVA causem danos na pele, que podem resultar em câncer de pele ao decorrer dos anos de uma exposição repetitiva.
Os filtros solares são a matéria prima que cria a proteção contra os raios UV que encontramos em um protetor solar, e são divididos em químicos ou físicos.
O protetor solar é um resultado do filtro solar com o FPS (Fator de Proteção Solar).
Ou seja, enquanto o filtro solar é o mecanismo de defesa do produto, o protetor solar é o produto final associado com outros ingredientes que formam o gel ou loção hidratante que passamos no corpo.
O uso correto do protetor solar garante quase a eficácia total contra os danos causados na pele, já que o produto precisa ser testado para comprovar se a proteção é realmente eficiente.
O protetor solar previne situações como queimaduras solares agudas ou manchas, câncer de pele e foto envelhecimento, muito comum em quem deixa de usar o produto antes de se expor ao sol e à telas.
De acordo com a Anvisa, para que os protetores solares sejam eficazes e protejam a pele da maneira necessária, o fator de proteção UVA deve ser pelo menos ⅓ do valor de proteção UVB.
Isso quer dizer que o FPS do rótulo deve ser de 30 e o PPD/UVA, no mínimo 10.
Além disso, é importante lembrar que para que o produto aja corretamente na pele, você deve aplicá-lo com pelo menos 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol.