O FPS determina quanto tempo você pode se expor aos raios UV sem se queimar, de acordo com o seu fototipo.
Ou seja, a principal diferença entre os protetores fator 30, 50 e 70 não é a qualidade da proteção mas sim o tempo de duração dela.
O protetor FPS30 protege tanto quanto o FPS70, porém deve ser reaplicado mais vezes durante o dia.
Para saber o tempo de proteção, multiplique o valor do FPS pelo tempo mínimo que sua pele consegue ficar ao sol sem sofrer danos dos raios solares.
Assim, uma pessoa que se queima após uma exposição de 5 min, usando um protetor fator 30 poderá se expor ao sol por 150 min (2h30) tranquilamente.
Um engano frequente é achar que quanto maior o valor do FPS, menos produto deverá ser aplicado.
O correto é usar uma quantidade de pelo menos 1 colher de chá do produto para cada região do corpo, independente do valor do FPS.
Os especialistas afirmam que um protetor solar não deve ter um FPS menor do que 30, porém tudo depende exclusivamente do seu tipo de pele.
Para peles oleosas o recomendado são protetores de base em gel ou com textura mais fina e líquida de forma a não entupir os poros. Já para peles secas e mistas, recomenda-se cremes e hidratantes.
Fator que indica a proteção contra os raios UVA, causadores do envelhecimento precoce e câncer de pele. O valor do PPD é representado pelo sinal + nos rótulos, assim procure protetores com UVA + + +.
Protetores com maior resistência à água são mais recomendados para aqueles que desejam tomar banho de mar, e para não precisar reaplicar o produto frequentemente para quem não se banhar.