De modo geral, o FPS indicado para o rosto deve ser sempre acima de 30 e varia de acordo com cada tom e tipo de pele.
Peles claras demandam uma proteção mais intensa do que peles morenas, que possuem um certo grau de dificuldade em se queimarem com o sol.
A indicação é: – crianças em geral e adultos peles claras com facilidade em ficar avermelhada e dificuldade em se bronzear: FPS50 – adultos com peles morenas: FPS 40 – adultos com peles negras: FPS 30
– a pele molhada dificulta a absorção e eficiência do produto; – aplicar 15 minutos antes de tomar sol; – usar protetor em dias nublados e mais frescos; – aplicar o protetor nas orelhas e nos pés.
A recomendação é aplicar uma colher de chá de protetor para garantir o FPS indicado no rótulo. Usar pouco produto diminui a eficácia dele, podendo provocar queimaduras por falta de proteção.
As peles mistas devem procurar sempre produtos sem óleo em sua composição e que tenham textura mais fluida como gel ou líquidos leves.
Protetores com toque seco são ótimas opções para quem tem esse tipo de pele, dando uma sensação de pele limpa por mais tempo e garantindo a proteção necessária sem deixar a pele pegajosa.
Quem tem pele seca pode usar e abusar de produtos com textura cremosa, com óleos na composição e alto poder de hidratação. Mulheres mais velhas também podem optar por esses produtos.
O mais indicado são produtos com ação calmante como água termal e ricos em hidratantes que não irritam a pele já que esse tipo de pele pode queimar e se machucar mais facilmente.