vários números de spf, 15+, 20+, 30+, 40+ e 50+ feitos com protetor solar em uma superfície rosa com um pedaço de garrafa de protetor solar aparecendo

Qual o FPS ideal para o rosto? Veja o fator de proteção mínimo

Indicado no rótulo dos produtos fotoprotetores, o FPS é o número que indica o fator de proteção referente aos raios UVB, que causam vermelhidão e queimaduras na pele. A partir desse número, deve ser feito um cálculo para descobrir quanto tempo é possível ficar no sol sem sofrer esses tipos de danos na pele. Mas será que existe um FPS ideal para o rosto?

Apesar de ser rico em vitamina D, o sol conta com raios ultravioletas conhecidos como UVB e UVA, que causam danos tópicos como vermelhidão e queimaduras, mas também danos mais sérios como câncer de pele e envelhecimento precoce.

Use o cupom BLOG10 para ganhar 10% de desconto em todas as peças *exceto promocionais.

Para evitar que isso aconteça, é necessário aplicar um protetor solar eficaz especialmente na região da face, já que a pele do rosto é mais sensível e está mais exposta aos raios de sol do que o restante da pele.

Confira a seguir qual o FPS ideal para aplicar na área do rosto!

Qual o FPS ideal para o rosto?

De modo geral, o FPS indicado para o rosto deve ser sempre acima de 30 e varia de acordo com cada tom e tipo de pele.

mulher com protetor solar no rosto de lhos fechados e chapéu
Os especialistas recomendam um FPS de pelo menos 30 para a pele do rosto

Peles claras demandam uma proteção mais intensa do que peles morenas, que possuem um certo grau de dificuldade em se queimarem com o sol.

A indicação é:

  • crianças em geral e adultos peles claras com facilidade em ficar avermelhada e dificuldade em se bronzear: FPS50
  • adultos com peles morenas: FPS 40
  • adultos com peles negras: FPS 30

Além de ficar de olho no FPS você também deve optar por produtos que ofereçam proteção aos raios UVA, causadores do câncer de pele.

Enquanto algumas marcas informam o valor da proteção UVA conhecida como PPD, outras informam apenas o símbolo +. Um bom protetor solar deve ter pelo menos UVA+++ para ser considerado eficaz e garantir uma pele saudável.

Dicas de como aplicar o protetor solar da forma correta

  • nunca passe o protetor na pele molhada, já que isso dificulta a absorção do produto e pode fazer com que ele perca sua eficiência;
  • aplique protetor com pelo menos 15 minutos de antecedência à exposição solar;
  • aplique o produto mesmo em dias nublados e mais frescos;
  • lembre-se de aplicar o protetor nas orelhas e nos pés.

Qual a quantidade ideal de protetor para aplicar no rosto?

A recomendação é aplicar uma colher de chá de protetor na área da face para garantir o FPS indicado no rótulo.

mulher sorrindo com olhos fechados passando protetor solar no rosto
O ideal é aplicar uma colher de chá de protetor solar para a região da face

Aplicar o produto em pequena quantidade pode acabar interferindo na sua eficácia e resultando em queimaduras por falta de proteção.

Qual a textura ideal do protetor para o rosto?

A textura do produto varia de acordo com seu tipo de pele, o que garante não somente a proteção mas também o conforto de quem está usando, além de evitar problemas com acnes especialmente em peles mistas e oleosas.

Peles mistas

As peles mistas devem procurar sempre produtos sem óleo em sua composição e que tenham textura mais fluida como gel ou líquidos leves. Caso você acabe usando um produto muito pesado para sua pele, pode acabar sofrendo por um surto de acne e aumento da oleosidade natural.

Peles oleosas

Os indivíduos com pele oleosa devem ter ainda mais cuidado, evitando que o produto se acumule nos poros e aumente a produção sebácea, o que também resulta em acnes pelo rosto e aumento da oleosidade natural da pele.

mulher de cabelo cacheado passando protetor solar na praia
Quem tem peles oleosas deve optar por protetores com textura mais leve

Os protetores com toque seco e com acabamento matificado são ótimas opções para quem tem esse tipo de pele, dando uma sensação de pele limpa por mais tempo e garantindo a proteção necessária sem deixar a pele pegajosa.

Leia também Qual é o melhor protetor solar para pele oleosa?

Peles secas

Quem tem pele seca pode usar e abusar de produtos com textura cremosa, com óleos na composição e alto poder de hidratação. Mulheres mais velhas que começaram a desenvolver linhas de expressões pelo rosto e rugas também podem usar esse tipo de produto, e ainda optar por marcas que acrescentam componentes e substâncias anti idade na fórmula como ácido hialurônico.

Leia também 10 Melhores Protetores Solares para o Corpo

No mercado ainda é possível encontrar opções que são ricas em antioxidante, que estimulam a produção de colágeno, protegem o DNA celular e ainda acompanham cores para serem usadas como base no dia a dia.

Peles sensíveis

A pele sensível demanda muito mais proteção do que os outros tipos de pele, já que queimam com muita facilidade e acabam deixando manchas avermelhadas que ardem não somente no rosto como também em todo corpo.

mulher ruiva na praia sorrindo com um frasco de protetor solar na mão
Peles sensíveis devem procurar produtos com agentes calmantes como a água termal

O mais indicado são produtos com ação calmante como água termal e ricos em hidratantes que não irritam a pele.

Leia também Vichy ou La Roche-Posay? Qual a melhor marca de Protetor Solar?

Algumas marcas ainda oferecem opções que irritam a pele, e é necessário verificar a necessidade de reaplicação do produto de acordo com o fabricante e FPS para evitar queimaduras de forma mais eficaz.

Depois de ver qual o FPS ideal para o rosto, não deixe de procurar um dermatologista se a sua pele for extremamente sensível ou se você possuir problemas como melasmas, que tendem a piorar com o sol e precisam de uma proteção ainda maior para evitar que o quadro evolua.

Confira as nossas opções de biquínis básicos e confortáveis aqui na Basickini!

Posts Similares