Qual o FPS ideal para o rosto? Veja o fator de proteção mínimo
Indicado no rótulo dos produtos fotoprotetores, o FPS é o número que indica o fator de proteção referente aos raios UVB, que causam vermelhidão e queimaduras na pele. A partir desse número, deve ser feito um cálculo para descobrir quanto tempo é possível ficar no sol sem sofrer esses tipos de danos na pele. Mas será que existe um FPS ideal para o rosto?
Apesar de ser rico em vitamina D, o sol conta com raios ultravioletas conhecidos como UVB e UVA, que causam danos tópicos como vermelhidão e queimaduras, mas também danos mais sérios como câncer de pele e envelhecimento precoce.
Use o cupom BLOG10 para ganhar 10% de desconto em todas as peças *exceto promocionais.
Para evitar que isso aconteça, é necessário aplicar um protetor solar eficaz especialmente na região da face, já que a pele do rosto é mais sensível e está mais exposta aos raios de sol do que o restante da pele.
Confira a seguir qual o FPS ideal para aplicar na área do rosto!
Qual o FPS ideal para o rosto?
De modo geral, o FPS indicado para o rosto deve ser sempre acima de 30 e varia de acordo com cada tom e tipo de pele.
Peles claras demandam uma proteção mais intensa do que peles morenas, que possuem um certo grau de dificuldade em se queimarem com o sol.
A indicação é:
- crianças em geral e adultos peles claras com facilidade em ficar avermelhada e dificuldade em se bronzear: FPS50
- adultos com peles morenas: FPS 40
- adultos com peles negras: FPS 30
Além de ficar de olho no FPS você também deve optar por produtos que ofereçam proteção aos raios UVA, causadores do câncer de pele.
Enquanto algumas marcas informam o valor da proteção UVA conhecida como PPD, outras informam apenas o símbolo +. Um bom protetor solar deve ter pelo menos UVA+++ para ser considerado eficaz e garantir uma pele saudável.
Dicas de como aplicar o protetor solar da forma correta
- nunca passe o protetor na pele molhada, já que isso dificulta a absorção do produto e pode fazer com que ele perca sua eficiência;
- aplique protetor com pelo menos 15 minutos de antecedência à exposição solar;
- aplique o produto mesmo em dias nublados e mais frescos;
- lembre-se de aplicar o protetor nas orelhas e nos pés.
Qual a quantidade ideal de protetor para aplicar no rosto?
A recomendação é aplicar uma colher de chá de protetor na área da face para garantir o FPS indicado no rótulo.
Aplicar o produto em pequena quantidade pode acabar interferindo na sua eficácia e resultando em queimaduras por falta de proteção.
Qual a textura ideal do protetor para o rosto?
A textura do produto varia de acordo com seu tipo de pele, o que garante não somente a proteção mas também o conforto de quem está usando, além de evitar problemas com acnes especialmente em peles mistas e oleosas.
Peles mistas
As peles mistas devem procurar sempre produtos sem óleo em sua composição e que tenham textura mais fluida como gel ou líquidos leves. Caso você acabe usando um produto muito pesado para sua pele, pode acabar sofrendo por um surto de acne e aumento da oleosidade natural.
Peles oleosas
Os indivíduos com pele oleosa devem ter ainda mais cuidado, evitando que o produto se acumule nos poros e aumente a produção sebácea, o que também resulta em acnes pelo rosto e aumento da oleosidade natural da pele.
Os protetores com toque seco e com acabamento matificado são ótimas opções para quem tem esse tipo de pele, dando uma sensação de pele limpa por mais tempo e garantindo a proteção necessária sem deixar a pele pegajosa.
Leia também Qual é o melhor protetor solar para pele oleosa?
Peles secas
Quem tem pele seca pode usar e abusar de produtos com textura cremosa, com óleos na composição e alto poder de hidratação. Mulheres mais velhas que começaram a desenvolver linhas de expressões pelo rosto e rugas também podem usar esse tipo de produto, e ainda optar por marcas que acrescentam componentes e substâncias anti idade na fórmula como ácido hialurônico.
Leia também 10 Melhores Protetores Solares para o Corpo
No mercado ainda é possível encontrar opções que são ricas em antioxidante, que estimulam a produção de colágeno, protegem o DNA celular e ainda acompanham cores para serem usadas como base no dia a dia.
Peles sensíveis
A pele sensível demanda muito mais proteção do que os outros tipos de pele, já que queimam com muita facilidade e acabam deixando manchas avermelhadas que ardem não somente no rosto como também em todo corpo.
O mais indicado são produtos com ação calmante como água termal e ricos em hidratantes que não irritam a pele.
Leia também Vichy ou La Roche-Posay? Qual a melhor marca de Protetor Solar?
Algumas marcas ainda oferecem opções que irritam a pele, e é necessário verificar a necessidade de reaplicação do produto de acordo com o fabricante e FPS para evitar queimaduras de forma mais eficaz.
Depois de ver qual o FPS ideal para o rosto, não deixe de procurar um dermatologista se a sua pele for extremamente sensível ou se você possuir problemas como melasmas, que tendem a piorar com o sol e precisam de uma proteção ainda maior para evitar que o quadro evolua.
Confira as nossas opções de biquínis básicos e confortáveis aqui na Basickini!